Manter a limpeza dos elevadores de um condomínio não é um dever somente dos profissionais responsáveis por essa ação e, sim, de todos os condôminos e visitantes do edifício. Seguindo algumas dicas importantes, ajudaremos a manter um ambiente limpo e agradável em nossas viagens:

* Evite comer dentro do elevador;
* Não jogue lixo ou deixe cair objetos no poço do elevador;
* Evite colocar as mãos nos espelhos;
* Cuidado ao transportar recipientes com líquidos, como garrafões de água, que podem estourar e danificar peças importantes;
* Não deixe cair objetos nas soleiras de cabinas ou pavimento, pois podem prejudicar o fechamento das portas ou, até mesmo, provocar a paralisação do equipamento.

Além desses cuidados, conheça agora algumas dicas que garantirão a qualidade e estética do seu elevador por mais tempo:

* Manutenção e limpeza de espelhos:
* Iniciar a limpeza do espelho com espanador para retirar a poeira depositada em sua superfície. Em seguida, limpar o espelho com pano macio e limpo, umedecido em água morna, embebido em álcool ou em produtos específicos para vidros disponíveis no mercado.
* Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho. Este é o procedimento mais simples e seguro.
* Depois de limpar, passar outro pano macio e seco em seguida, para retirar possíveis manchas de secagem.
* Sempre aplique o produto no pano e o pano no espelho, nunca borrifando líquidos diretamente no espelho.
*Não utilizar produtos abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas) em qualquer superfície do espelho.

Granito:
Para limpar, prepare uma solução de algumas gotas de detergente suave em água morna. Em seguida, passe a solução no granito com uma esponja ou pano macio. Feito isso, o próximo passo é enxaguar e secar com toalha de papel ou pano.
A segunda etapa da limpeza consiste em misturar uma parte de álcool, com três partes de água em uma garrafa borrifadora. Borrife a solução sobre a pedra passando um pano macio para secar.

*Nunca usar produtos oleosos, água sanitária, ácidos, detergentes corrosivos ou produtos químicos.

Luminária e acrílicos:
O uso de um espanador de pó pode facilmente resolver o problema da poeira. Mas, para uma limpeza mais cuidadosa, com o intuito de retirar manchas e marcas, é recomendado passar um pano umedecido macio e limpo, ou lavar a peça com água aplicando sabão neutro.

É importante ressaltar que o pano deve estar limpo, desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado antes, por exemplo, pode vir a arranhar o objeto. Também nunca utilize esponjas ásperas ou de aço para limpar sua peça, além de provocar riscos no material, o acrílico pode perder todo brilho e beleza.

Botões e indicadores:
Como existem diversos tipos de botões, o mais correto é procurar o responsável pela manutenção para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para que não queime nenhum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano levemente umedecido com água e sabão neutro, mas muito cuidado com as partes elétricas.

Soleiras:
Passe apenas aspirador para retirar os resíduos existentes nas canaletas.
Nunca utilize produtos à base de cloro, ácidos e produtos químicos para piscinas, água sanitária, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares. Eles podem danificar o equipamento.

Painéis em Inox:
Para limpeza diária os melhores produtos para conservar o aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio. Depois basta enxaguar com água, preferencialmente morna e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.

Painéis em laminado melamínico:
Para a limpeza, basta utilizar um pano levemente úmido com água e sabão neutro, e em seguida um pano seco.
Para remover sujeira difícil, troque o sabão neutro por saponáceo líquido ou álcool e para tirar manchas de gordura use sabão em pó (sempre diluídos em água). Depois de retirar os resíduos de sabão com um pano levemente úmido, passe um pano limpo e seco para eliminar qualquer vestígio de umidade.

1550 View